Em alguns chamados com abertura via e-mail, e ou respostas via e-mail, especialmente quando o remetente utiliza o Microsoft Outlook, os anexos podem ser exibidos com o nome winmail.dat, impedindo a visualização correta dos arquivos.
Por que isso acontece?
Esse comportamento ocorre quando o Outlook está configurado para enviar mensagens no formato TNEF (Transport Neutral Encapsulation Format) — um padrão proprietário da Microsoft. Quando isso acontece, os anexos originais e informações de formatação do e-mail são compactados em um único arquivo chamado winmail.dat.
Esse formato não é compatível com a maioria dos clientes de e-mail, incluindo sistemas como a TomTicket, o Thunderbird e outros leitores de e-mail populares. Como resultado, os anexos originais não podem ser visualizados corretamente.
O que é o arquivo winmail.dat?
De acordo com o Mozilla Thunderbird:
“Quando as pessoas enviam mensagens do Microsoft Outlook configurado incorretamente, um arquivo chamado winmail.dat pode ser adicionado como um anexo à mensagem. Este arquivo contém informações de formatação para as mensagens que usam o padrão TNEF proprietário da Microsoft e todos os anexos enviados com a mensagem original. \[...] O arquivo não é reconhecido por outros clientes de e-mail.”
Você pode conferir mais detalhes nesta página de suporte do Mozilla: https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/o-que-e-o-anexo-winmaildat.
Como resolver?
Para evitar que os anexos sejam convertidos em um arquivo winmail.dat, o remetente (ou o administrador de TI responsável) deve ajustar as configurações do Outlook. As principais orientações são:
- Configurar o envio de mensagens no formato HTML ou Texto sem formatação, ao invés de Rich Text.
- Ajustar as configurações de compatibilidade com destinatários que não usam o Outlook.
Essas configurações garantem que os anexos sejam enviados de forma compatível com outros sistemas e visualizados corretamente na plataforma de chamados.
Ficou com alguma dúvida? Abra um chamado, será um prazer lhe ajudar!! 😍